A menopausa é uma fase da vida da mulher em que ocorre a interrupção natural da menstruação, pois os hormônios femininos (estrogênio e progesterona) já não são mais produzidos pelos ovários. Costuma ocorrer, em média, entre os 48 e 51 anos de idade.

A idade é o fator mais comum que influencia a menopausa. Os ovários perdem gradualmente sua capacidade de produzir hormônios e ovular com o avanço da idade. Existem outras causas da menopausa, uma vez que algumas cirurgias e tratamentos médicos podem induzir a menopausa. Essas causas incluem a remoção dos ovários, quimioterapia para câncer e radioterapia na pelve.

Quando o útero é removido (histerectomia) sem remover os ovários em uma mulher na pré-menopausa, os períodos menstruais não podem ocorrer, mas as alterações hormonais características da menopausa não ocorrerão.

O diagnóstico da menopausa só pode ser feito “a posteriori”, depois que a mulher passou doze meses sem menstruar. Já o diagnóstico do climatério leva em conta os sintomas, o exame clínico e alguns exames laboratoriais de sangue. Mamografia, Papanicolaou, ultrassom transvaginal e densitometria óssea são exames complementares que devem ser repetidos com regularidade.

 

Conheça 5 remédios que ajuda a aliviar os sintomas da menopausa:

  1. GNC Formula Menopausa 60:

GNC Formula Menopausa 60 é um suplemento dietético avançado, que combina uma mistura única de ingredientes que ajudam a aliviar os sintomas da menopausa. Os ingredientes utilizados são clinicamente estudados e comprovadamente seguros.

Esta fórmula woks de várias maneiras para fazer você confortável pelo período da menopausa, e ajudá-la a gerenciar os sinais associados com a menopausa. A principal função deste suplemento é aliviá-lo de sinais menopáusicos como suores noturnos, ondas de calor, secura vaginal, irritabilidade, alterações de humor e insônia. Usando este suplemento irá fornecer o seu corpo com cálcio, o que ajuda a melhorar * a saúde óssea e torná-lo forte. Ele também irá atendê-lo com outros benefícios para a saúde, como níveis controlados de colesterol, e melhorou a saúde cardiovascular. O uso contínuo deste produto irá melhorar a saúde geral do seu corpo.

  • Apoio herbal para os sintomas comuns da menopausa.

  • Padronizado com isoflavonas da soja.

  • Sistema enzimático isolase.

  1. Dong Quai/Angelica Sinensis 565mg (Ginseng Feminino):

Dong Quai remonta às antigas práticas de bem-estar chinesas, originadas na escrita já no século I AC. Os usos tradicionais de Dong Quai para harmonizar a energia vital e nutrir o sangue eram considerados dois princípios importantes na cultura chinesa para ajudar o corpo a retornar a um estado de bem-estar. Acredita-se que essa seja a origem do nome Dong Quai, que pode ser traduzido como "estado de retorno".

Dong Quai (Angelica sinensis) é um fitoterápico utilizado pela Medicina Tradicional Chinesa, indicado nos casos de irregularidade menstrual, ausência de menstruação, menstruação insuficiente/dolorosa, dores na forma de pontadas e dores causadas por ferimentos traumáticos, distúrbios da menopausa.

Dong Quai ajuda a manter o equilíbrio hormonal, além de fortalecer os órgãos e músculos internos, especialmente aqueles conectados ao canal de nascimento. 

Indicada para combater a TPM (tensão pré-menstrual), e para ajudar mulheres a regularizar o ciclo menstrual após o abandono das pílulas anticoncepcionais, Dong Quai tem sido útil para equilibrar e tratar diversos sistemas como menstrual e menopausa. Seus constituintes podem estimular o sistema nervoso central, o que alivia a fraqueza e as dores de cabeça associadas a desordens menstruais. Dong Quai fortalece os órgãos reprodutivos. Alivia sintomas da menopausa, como secura vaginal e cólica.

  1. GNC Raiz de Ginseng Siberiano 650mg (Eleutherococcus senticosus):

Ginseng é uma planta originária da Coréia e é o fitoterápico mais usado no mundo. Seu uso é considerado importante para manutenção das condições físicas e intelectuais, especialmente em pessoas de idades mediana e avançada.

O ginseng estimula as glândulas supra-renais e pode contribuir para a melhora nos sintomas da menopausa. É possível encontrá-lo em lojas de produtos naturais de diferentes formas, como chá ou cápsulas.

  1. GNC Maca Peruana 525mg (Estimulante Natural):

Utilizada há milhares de anos por povos nativos do Peru, a maca é uma raiz benéfica a todo o sistema endócrino do organismo. Ela ajuda a equilibrar os hormônios, restaurar glândulas, e melhora a capacidade do corpo em lidar com o estresse de todos os tipos, incluindo alterações hormonais. A dosagem varia de produto para produto, portanto é melhor seguir as instruções da embalagem.

  1. GNC Isoflavona de Soja c/ Cranberry 400mg (Menopausa):

Isoflavona de soja é um composto de soja que contém fitoestrogênio que pode ser utilizado para diminuir os sintomas da menopausa, TPM ou osteoporose. Ele reduz as ondas de calor, melhora o humor e o estado psicológico da mulher, diminui as doenças cardiovasculares, protege os ossos e diminui o colesterol. Isoflavona, Reposição Hormonal Natural são compostos orgânicos naturais (metabólitos secundários) de origem vegetal pouco distribuídos na natureza, presentes principalmente na família Fabaceae, sendo abundantes na soja (Glycine max Merr.) e em seus derivados. Estes compostos apresentam efeito estrogênico por apresentarem semelhança estrutural com os hormônios estrogênicos, encontrados em maior concentração nas mulheres. Estruturalmente podem ser consideradas como derivadas da 3-fenilcromana. Isoflavona, Reposição Hormonal Natural pertencem à classe dos flavonóides e podem ocorrer tanto na forma de aglicona como na forma glicosilada, quando possui uma ose (açúcar) ligada à posição 5 ou 7 do anel A2 . A forma glicosilada ocorre naturalmente nos grãos da soja e na farinha de soja; já os acetil-derivados e as agliconas são formados durante o processamento industrial da soja ou no metabolismo da soja no organismo. O isolado protéico de soja possui maiores teores das formas agliconas. A genisteína é a isoflavona mais comumente encontrada na natureza.