O check-up é um procedimento usado para avaliar a saúde de uma pessoa. Por meio dele, pode-se determinar a possibilidade de uma série de patologias. Portanto, os médicos exigem uma série de exames de rotina de acordo com as condições clínicas de cada paciente.

Qual é o objetivo do check-up completo?

O primeiro objetivo é melhorar a qualidade de vida dos pacientes e eliminar problemas que podem ser muito graves no futuro. O colesterol é um bom exemplo. Embora não seja uma doença e possa não ter sintomas, pode ser muito perigoso para o coração do paciente a longo prazo

Isso pode ser determinado por inspeção para que as alterações necessárias possam ser feitas para garantir a saúde do paciente.

Por outro lado, o segundo objetivo é detectar e reduzir o risco de doenças perigosas. Por exemplo, a Sociedade Brasileira de Hepatologia enfatizou a importância da detecção da hepatite para prevenir danos ao fígado.

Exames mais comuns:

Os exames exigidos durante o exame físico permitem que os médicos verifiquem o funcionamento de determinados órgãos, como rins, fígado e coração, e também podem ser usados ​​para identificar infecções e alterações sanguíneas, como anemia e leucemia, por exemplo.

Os principais exames são:

  • Glicemia em jejum;

  • Hemograma;

  • Colesterol total e frações;

  • Triglicerídeos;

  • Ureia e creatinina;

  • Ácido úrico;

  • Fosfatase alcalina;

  • Gama-glutamiltransferase (GGT);

  • TGO/AST e TGP/ALT;

  • TSH e T4 livre;

  • PCR;

  • Exame de urina;

  • Exame de fezes.

Além desses testes, outros testes, como transferrina, ferritina, marcadores tumorais e hormônios sexuais também podem ser solicitados com base no estado geral de saúde do paciente. Em relação aos exames radiológicos, os médicos costumam solicitar ultrassonografia abdominal, radiografia de tórax, eco e eletrocardiograma e exames oftalmológicos.

 

Por que fazer?

O diagnóstico precoce é essencial para aumentar a probabilidade de cura de várias doenças e reduzir a necessidade de procedimentos mais complexos e invasivos. Portanto, é importante seguir o intervalo prescrito pelo médico para os exames de rotina.

Além disso, o exame tornará a saúde do próprio paciente mais segura e tranquila. De acordo com o resultado do exame, mesmo que seja desfavorável à doença, o médico dará orientações sobre etapas da vida, hábitos alimentares, exercícios físicos e outras sugestões para a manutenção da saúde.

 

A partir de que idade é recomendado fazer o check-up anual?

Os especialistas recomendam que as pessoas com mais de 35 anos desenvolvam o hábito de verificar pelo menos uma vez por ano. No entanto, independentemente da idade, os grupos de alto risco precisam consultar um médico para exame e seguir suas recomendações para o melhor exame.

 

Com que frequência fazer os exames de rotina?

Geralmente, uma inspeção deve ser realizada uma vez por ano. Em indivíduos com certas patologias específicas, este tempo pode ser mais curto.

 

Como fazer um check-up médico?

Um médico de sua confiança (como um especialista em medicina familiar) pode solicitar exames de rotina. Por meio do diálogo entre você e seu médico, as necessidades de teste podem ser avaliadas.

Durante a consulta, o médico poderá entender melhor o seu estilo de vida por meio de questões como alimentação, frequência de exercícios e saúde mental. Isso também faz parte da consulta de inspeção de rotina para verificar se o seu cartão de vacinação está em dia, então lembre-se de trazer a sua vacina!