Os multivitamínicos infantis costumam atuar na melhora da imunidade e na formação dos ossos, com sabor de frutas e formato de gomas. 

Os bebês têm necessidades nutricionais diferentes das crianças e podem exigir certos suplementos, como vitamina D para bebês amamentados.

Conheça as vitaminas e minerais essenciais para os bebês:

Vitamina A:

O que faz: Ajuda na visão, protegendo a córnea, contribui para uma pele saudável e para o crescimento do bebê.

Sua deficiência pode causar: Ressecamento dos olhos, dermatite, aumento da gravidade de infecções.

Onde encontrar: Em diversos alimentos, como laticínios, cenoura e outros alimentos na cor laranja, batata doce, milho, brócolis, alface e outros. Se o pequeno ainda não ingere alimentos sólidos, você pode fazer uma papinha deliciosa com esses ingredientes, cozinhando e cortando em pedaços pequenos para que seja de fácil mastigação.

Vitamina C:

O que faz: Tem como benefício principal o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo doenças como a gripe, e também ajuda o organismo a absorver o ferro.

Sua deficiência pode causar: Gripes em maior frequência, já que o sistema imunológico fica enfraquecido.

Onde encontrar: A laranja é a fruta mais conhecida para obter a vitamina C, porém a substância também pode ser encontrada na goiaba, na acerola, no kiwi, no brócolis e outros alimentos. É importante ressaltar que a vitamina C oxida muito facilmente, perdendo suas propriedades benéficas, por isso quando for cortar uma fruta, procure fazer na hora que for servir o alimento pro seu bebê.

Vitamina D:

O que faz: Ajuda principalmente no fortalecimento dos ossos, facilitando a absorção do cálcio.

Sua deficiência pode causar: Diversos problemas de saúde, como a osteoporose e doenças cardíacas.

Onde encontrar: Está presente em alguns peixes, mas a principal fonte de vitamina D é a exposição ao sol, que faz o corpo sintetizar a vitamina. Porém alguns cuidados devem ser tomados. Como o protetor solar inibe a absorção dos raios UVB pela pele, prefira tomar sol logo de manhã, antes das dez horas, e passe o protetor em seguida. Para bebês maiores de 6 meses, de 15 a 20 minutos é tempo suficiente para a produção da quantidade ideal, já para bebês abaixo dos seis meses o recomendável é 5 minutos. Como a vitamina D é encontra em pequena quantidade no leite materno, o pediatra deve receitar um suplemento vitamínico.

Ferro:

O que faz: Previne a anemia, melhora a resistência a infecções e é fundamental para um crescimento saudável.

Sua deficiência pode causar: Principalmente a anemia. A falta de ferro nos pequenos pode prejudicar seu desenvolvimento neurológico.

Onde encontrar: Carnes vermelhas (principalmente o fígado), peito de frango, feijão e lentilha, vegetais verde-escuros (couve, agrião, rúcula e espinafre) e outros alimentos.

DHA:

O que faz: É ótimo para o desenvolvimento do cérebro, ajudando com a memória e a prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Sua deficiência pode causar: A diminuição das conexões no cérebro, impedindo seu desenvolvimentos saudável. 

Onde encontrar: O DHA é passado para o bebê através do leite materno, caso a mãe consuma a quantidade adequada, através de peixes e algas. Para aqueles que já ingerem sólidos, esses alimentos podem ser oferecidos.

Cálcio:

O que faz:  O cálcio é um nutriente que forma ossos e dentes fortes e que deve ser ofertado às crianças em quantidades adequadas junto a uma dieta equilibrada.

Sua deficiência pode causar: Os sintomas relacionado à deficiência desse nutriente no corpo são: 

  • Falta de memória;

  • Confusão;

  • Espasmos musculares;

  • Câimbras;

  • Formigamento nas mãos, nos pés e no rosto;

  • Depressão;

  • Alucinações;

  • Fraqueza dos ossos;

  • Irritabilidade, nervosismo e ansiedade;

  • Aumento da pressão arterial;

  • Cáries e problemas frequentes nos dentes.

Onde encontrar: Alguns dos principais alimentos ricos em cálcio são leite, queijo, espinafre, sardinha e brócolis, por exemplo.



Algumas das vitaminas disponíveis em nosso site:

DHA p/ Bebê em Gotas (Ômega-3 Desenvolvimento da Inteligência)DHA p/ Bebê em Gotas (Ômega-3 Desenvolvimento da Inteligência)é uma fonte confiável de ômega-3 DHA uma gordura essencial que seu bebê precisa para o desenvolvimento saudável do cérebro, dos olhos e do sistema nervoso.

  • Excelente para bebês  2-15kg;

  • Fabricado com 100% de óleo de bacalhau do Ártico;

  • Conta-gotas medidor para facilitar dosagens;

  • Apoio o cérebro infantil e o desenvolvimento visual;

  • Promove a saúde do sistema nervoso.

DHA p/ Bebê em Gotas (Ômega-3 Desenvolvimento da Inteligência)é especialmente importante durante os primeiros anos de vida, quando o cérebro, os olhos e o sistema nervoso do seu bebê estão se desenvolvendo rapidamente.  O DHA do Nordic Naturals Baby oferece uma maneira segura e conveniente de garantir que seu filho esteja se alimentando o suficiente de um bloco de construção estrutural. Feito exclusivamente com óleo de fígado de bacalhau do Ártico, nosso nutritivo e líquido DHA para bebês também contém 300 UI de vitamina D3 adicionada, que a Academia Americana de Pediatria recomenda. Use o conta-gotas medido incluído para fácil adição à garrafa ou comida.

Vitamina D-3 400IU p/ Bebês (em Gotas)A vitamina D é um nutriente importante para a saúde da criança, especialmente o desenvolvimento do sistema ósseo e imunológico, e pode ajudar a suportar os ritmos normais do sono. A Vitamina Vitamina D-3 400IU p/ Bebês (em Gotas) fornece a dose recomendada de 400 I.U. em apenas uma gota. Com um aplicador conveniente, a Vitamina D3 da Baby é feita com azeite virgem extra orgânico certificado e não contém corantes nem aromatizantes, a fim de garantir que seu bebê receba apenas a vitamina D. mais pura e de melhor qualidade.

A Academia Americana de Pediatria recomenda que os bebês amamentados ou parcialmente amamentados recebam 400 I.U. de suplementação de vitamina D diariamente. Embora o leite materno seja a melhor fonte de nutrientes para o bebê, provavelmente não fornecerá a quantidade suficiente de vitamina D. A suplementação é a melhor maneira de evitar a deficiência em lactentes e crianças.