O que são cãibras?

Uma cãibra é uma contração involuntária e dolorosa de um músculo ou grupo de músculos. Eles afetam apenas o tecido muscular estriado e principalmente os músculos das pernas traseiras. As cãibras podem começar durante a atividade física, descanso ou até sono.

As cãibras geralmente começam após uma contração muscular violenta, que encurta o músculo que está sendo sentido. Cãibras estão relacionadas a muitas condições que não estão relacionadas a esportes ou exercícios. A falta de condicionamento físico e a fadiga também podem ser a causa de cãibras e outras lesões musculares.

Causa da câimbra:

Desidratação: A falta de água pode causar espasmo da fibra muscular;

Deficiência de sais minerais: A falta de cálcio, potássio ou magnésio na dieta pode causar cólicas;

Frio: A baixa temperatura causa cãibras porque os músculos ficam mais tensos e contraídos, causando espasmos nas fibras musculares.

Uso vigoroso de tecido muscular - geralmente afeta atletas de alto desempenho que sobrecarregam seus músculos. Também pode aparecer no pescoço, mãos e braços devido a atividades repetitivas (como escrever e digitar na mesma posição por muito tempo);


Má circulação: Em idosos, o estreitamento das artérias que irrigam os membros inferiores causado pela aterosclerose pode causar cãibras. Pessoas que descansam por muito tempo (como submetidas a uma cirurgia) têm mais crises quando voltam à atividade física.

Diagnóstico:

O diagnóstico geralmente é clínico, após avaliação médica e coleta de informações. Com base no histórico médico do paciente, o médico pode solicitar outros exames para ajudar a encontrar a causa ou fatores relacionados.

 

Tratamento:

Felizmente, as cãibras são uma doença obsoleta: a duração varia de alguns segundos a alguns minutos. Ao apertar, não alongue os músculos com tanta força quanto um jogador de futebol, caso contrário, isso pode causar lesões mais graves.

A estratégia mais segura é respirar profundamente, relaxar o máximo possível, alongar suavemente e massagear suavemente a área esticada em movimentos circulares. Se persistirem, você saberá: consulte um médico.

Dicas de como evitar cãimbras:

Exercícios de alongamento: Para evitar o encurtamento muscular, alongue. Concentre-se em categorias específicas, é possível ganhar amplitude muscular sem sobrecarregar músculos específicos.

Respeite suas restrições: Uma estratégia para evitar esse fenômeno é aprender a respeitar seu corpo. É importante lembrar que a overdose nunca é saudável. Além de causar desidratação, também pode causar cólicas.

Preparação: Especialmente para corredores de longa distância, a preparação é essencial para garantir um bom desempenho. Entre eles, umidade e alimentação são alguns dos requisitos. Todo corredor desenvolve uma estratégia de hidratação e alimentação antes, durante e depois da prova. É importante avaliar as principais etapas da prova que devem ser fortalecidas.