Resistência

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O que é a resistência física?

A resistência tem fundamental importância em várias atividades esportivas, tanto coletivas como individuais. Ela é a capacidade que permite a um atleta sustentar por um longo período de tempo uma atividade física em condições aeróbicas ou anaeróbicas.

Podemos também definir resistência como a capacidade que se opõe à fadiga. Se uma pessoa realiza um esforço com determinada intensidade em um período de tempo relativamente prolongado sem sentir os sintomas da fadiga, isso significa que ela tem uma boa resistência. Dependendo da área, a resistência se desenvolve em diferentes magnitudes e com variadas características.

Quais são os tipos de resistência?

A resistência é a capacidade que o corpo tem de exercer um esforço estático ou dinâmico durante muito tempo sem prejudicar o resultado do exercício. Ela é dividida em alguns tipos.

  • aeróbica;

  • anaeróbica;

  • muscular localizada;

  • resistência de força.

Agora, explicaremos as características de cada uma.

Anaeróbica

Esse tipo de resistência é aquele em que o atleta tem a capacidade de desenvolver um exercício de alta intensidade em um curto espaço de tempo. Os esportes que compõem essa lista são capoeira, ginástica, saltos e lutas.

Neste grupo, temos anaeróbica dinâmica e estática. A primeira se refere às atividades com ritmo baixo. Já na segunda não há movimento, ou seja, paramos e mantemos a posição. Mesmo assim, a musculatura permanece em trabalho.

Aeróbica

A resistência aeróbica permite enfrentar exercícios mais intensos e de grande duração. Nela, não há o acúmulo de ácido lático, uma vez que o oxigênio e alguns nutrientes complexos mantêm os seus desempenhos durante a atividade.

Na aeróbica dinâmica temos os seguintes esportes: corridas, corridas curtas, corridas intervaladas e treino circuito. O movimento pode chegar a 50% da carga circulatória e a duração deve ser de no mínimo três minutos. Isso dependerá da intensidade e metodologia.

Resistência muscular localizada

A resistência muscular localizada exige a repetição de um movimento no maior tempo possível, sem prejudicar a qualidade da atividade. Isso pode ocorrer em treinos aeróbicos e anaeróbicos. Aqui, o aluno potencializa a definição e o fortalecimento da musculatura, reduzindo a gordura corporal.

Resistência de força

A última resistência da nossa lista se refere à capacidade de fazer o mesmo movimento várias vezes durante um longo período. É fundamental nos exercícios de ginástica localizada, podendo ser de força dinâmica ou estática.