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Massa Muscular

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O que é ganhar massa muscular?

Aumentar a massa muscular é o desejo da maioria dos homens e mulheres, apesar de, entre as mulheres, muitas temerem ficar com o aspecto masculinizado. O termo definição muscular, muito utilizado pelas pessoas leigas nada mais é que um ganho de massa muscular com consequente perda de gordura.

Para ficarem “grandes”, ter uma hipertrofia muscular, como alguns dizem, não não basta fazer musculação de forma não planejada, é necessária muita disciplina e um conjunto de fatores desde a carga genética, periodização de trainamento, até o alimento que é ingerido. Ainda, o controle de carga é essencial. se o treino for excessivo podemos nos deparar com, perda de massa magra.

Portanto, para resultados positivos do seu treino para ganho de massa magra é necessário que haja planejamento cuidadoso de treinamento e alimentação, conforme os objetivos e individualidade de cada um. Seguindo um programa adequado de treinamento vai proporcionar o ganho de massa magra que é a base de uma série de benefícios à saúde.

Como funciona o ganho de massa muscular:

É uma combinação de vários fatores, não se limitando somente ao treinamento.

Começa pelos níveis de hormônios no corpo, especialmente os anabólicos, com mais influência a testosterona, predominante no homem, mas também encontrado na mulher. Esse hormônio é sintetizado a partir das gorduras e estimulado pelo treino pesado.

Há também o tempo de descanso. Aqui falamos do principal período de descanso no qual os tecidos do organismo se regeneram, que é o sono. Durante o sono. também são liberados vários hormônios, um deles é o GH que é o principal responsável pela regeneração e crescimento muscular.

A idade precisa ser levada em conta. Sabemos que a partir dos 30 anos já começam haver declínios no organismo, e por volta dos 35 já começamos a ter uma perda de massa magra. Assim, o ganho de massa muscular a partir desta idade é mais difícil, mas um treinamento bem planejado é capaz de atingir este objetivo sem problemas.

O que tomar para o gnaho da  Massa muscular:

O suplemento não é uma espécie de milagre que vai ajudar o músculo a crescer do nada. É preciso aliar seu consumo a uma boa alimentação e uma intensa atividade física. O principal objetivo dos suplementos é dar suporte em relação à nutrição, ou seja, fornecer os nutrientes necessários e requisitados para ajudar no ganho de massa muscular de forma mais prática e eficaz.

Mas, como já dito, é preciso ter um estímulo para ver os resultados. Isso porque, como a palavra “suplemento” sugere, a ideia é suplementar e complementar a alimentação em busca do rendimento esportivo, para o crescimento do músculo.

Os principais suplementos para ganhar massa magra em homens e mulheres são:

Tribulus

O Tribulus é um suplemento feito à base da planta medicinal Tribulus terrestris e é capaz de aumentar a força muscular, aliviar sensações de cansaço e de fraqueza, estimula a produção de espermatozoides e melhora o desempenho sexual, sendo, portanto, mais recomendado para os homens.

BCAA - Aminoácidos de Cadeia Ramificada

Os suplementos de BCAA promovem a formação de músculos e ajudam na manutenção e crescimento do músculo esquelético. Usar antes e depois do exercício pode reduzir os danos musculares causados pelo exercício e, assim, estimular a hipertrofia.

Whey Protein

O Whey Protein é um suplemente muito utilizado tanto por homens quanto por mulheres e é capaz de aumentar a força muscular e o rendimento nos treinos, melhorar na recuperação do músculo após o treino e aumentar a produção de proteínas e massa muscular. Além disso, esse suplemento ajuda a promover uma pressão arterial baixa, aumenta a energia e a acuidade mental.

Creatina

A creatina é um suplemento que pode ser usado para melhorar o desempenho físico e ajudar no ganho de massa muscular, devendo o seu uso ser orientado pelo nutricionista e ser acompanhado da prática de atividades físicas e de uma alimentação balanceada e adequada paro o ganho de massa magra.