Detalhes
TÍTULO ORIGINAL: Life Extension Mega EPA/DHA
O corpo precisa de ácidos gordos para sobreviver e é capaz de fazer todos menos dois deles: ácido linoleico (LA), na família ômega-6 e o ácido alfa-linolénico (ALA) na família omega-3. Estes dois ácidos gordos devem ser fornecidos pela dieta e são, portanto, considerados ácidos gordos essenciais (EFAs).
Os ácidos graxos ômega-3, encontrados em peixes de água fria (e óleo de peixe), linhaça e óleos, são elementos essenciais de uma dieta saudável. Óleos ômega-3 contêm ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexanóico (DHA), os quais geralmente estão ausentes na dieta ocidental típica, que é cheia de alimentos com quantidades elevadas de omega-6, gorduras. EPA e DHA podem ser sintetizados no corpo a partir de ALA, mas a síntese de EPA e de DHA pode ser insuficiente sob determinadas circunstâncias e para a maioria das pessoas que consomem dietas ocidentais.
A maioria dos americanos e cidadãos de outras nações ocidentais consomem demasiados Ômega-6 (ácidos graxos poliinsaturados) e não o suficiente de ácidos graxos poliinsaturados ômega-3. Na verdade, algumas dietas ocidentais consistem em 20 partes de ômega-6 para apenas uma parte de ômega-3. Para uma saúde equilibrada e boa, a proporção de ácidos gordos ómega-6 a ácidos gordos ómega-3 deve situar-se entre 1:1 e 4:1,2
Estudos associam a dieta mediterrânea - rica em ácidos graxos ômega-3, ácidos graxos monoinsaturados, como o encontrado no azeite de oliva e frutas ricos em antioxidantes, verduras e ervas - com a saúde cardiovascular e aumento da longevidade.