Menopausa

14 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

14 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

O que é a menopausa?

A menopausa é um acontecimento normal na vida das mulheres e é definida como a última menstruação. É geralmente confirmada após doze meses consecutivos sem a ocorrência de um período menstrual.

Nessa fase, ocorre o declínio da atividade dos ovários, o que leva à diminuição da produção de estrogênios. Esses hormônios atuam na distribuição da gordura corporal, do colesterol e açúcares e são essenciais para a preservação da densidade óssea.

Sintomas da menopausa?

Parte das mulheres que passam por esse período do climatério relata algum dos seguintes situações: ondas de calor e sudorese noturna, alteração no padrão do sono, secura vaginal, diminuição da libido e sintomas depressivos (choro fácil, tristeza, desinteresse em fazer determinadas coisas). 

Causas

A causa da menopausa nada mais é do que o fluxo natural da vida. Os ovários vão, aos poucos, diminuindo sua produção de hormônios. Entretanto, existem algumas condições que afetam a saúde do ovário, como câncer ou certas escolhas de estilo de vida, como o tabagismo, que tendem a aumentar a gravidade e a duração dos sintomas da menopausa. Em alguns casos, a menopausa pode ser induzida por lesão ou remoção cirúrgica dos ovários e estruturas pélvicas relacionadas, assim como pela radiação pélvica.

Porém, ela pode ser uma fase muito boa da vida e vir acompanhada de boas emoções!