Sistema Imune

15 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

15 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

Sistema Imune

O sistema imunológico consiste de um sistema complicado de células especializadas de vários órgãos, defendendo o corpo de invasores externos a ele, como os vírus (gripe, por exemplo), bactérias, parasitas e câncer. A resposta imunológica é desencadeada por uma sustância estranha ao corpo chamada antígeno. Este pode ser um vírus ou uma bactéria, ou mesmo células ou tecidos de outras pessoas, introduzidos por transfusão de sangue ou transplante. Para os alérgicos, uma resposta imunológica pode ser desencadeada por alergenos, como a caspa de animais domésticos ou o ácaro da poeira. No caso de certas doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso sistêmico ou a artrite reumatóide, o “self” (o “eu” corporal) não se reconhece, considerando a si mesmo como uma substância estranha, “não-self.”. Esses fatos demonstram como é complicado e fascinante o sistema imune.

Importancia e funções do sistema imunologico

O sistema imunológico assume um papel muito importante no organismo humano, isso porque ele é composto por células que garantem a defesa do corpo.

Dispondo dele, as pessoas têm menos chances de desenvolver doenças graves.

Outra função do sistema imunológico é atuar na limpeza do organismo, removendo assim as células mortas e outras estruturas que podem dar origem a tumores cancerígenos. Podemos considerar assim o sistema imunológico um mecanismo natural que visa a proteção do corpo.

Fortalecendo o Sisteme Imune:

Para fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o desenvolvimento de algumas doenças e ajudar o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram, é importante comer mais alimentos ricos em vitaminas e minerais, diminuir o consumo de fontes de gordura, açúcar e industrializados, com corantes e conservantes, e pode ser indicado tomar remédios ou suplementos que aumentam a imunidade.