Vitamina B-12 Deficiência

10 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

10 Produto(s)

por página

Tabela  Lista 

Direção Descendente

Vitamina B-12 Deficiência

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é uma vitamina essencial para a síntese de DNA, RNA e mielina, assim como para a formação dos glóbulos vermelhos. Essa vitamina normalmente está armazenada no corpo em maiores quantidades que as outras vitaminas do complexo B, no entanto, algumas situações podem causar sua deficiência e gerar sintomas como palpitações, fadiga e formigamento nas mãos e nos pés.

Causas:

As principais causas da deficiência dessa vitamina são a doença de Crohn, a realização de dietas vegetarianas sem a devida orientação ou a falta de fator intrínseco, uma substância que permite a absorção dessa vitamina.

Como é feito o tratamento

Quando a causa é a alimentação e a absorção é normal, o médico ou o nutricionista pode indicar a suplementação oral ou injeção de vitamina B12, assim como o aumento do consumo dos alimentos ricos nessa vitamina.

No caso dos vegetarianos, é importante incluir na dieta o consumo de alimentos enriquecidos com essa vitamina, como leite de soja, tofu e cerais, por exemplo.

O excesso dessa vitamina é raro, já que a vitamina B12 pode ser facilmente eliminada na urina. No entanto, pessoas que possuem policitemia, alergia ao cobalto ou à cobalamina, ou que se encontram no período pós operatório não devem fazer uso de suplementos de vitamina B12 sem orientação médica.